Inês Parro Sousa, Enf. Especialista em Diabetes

Empreendedora, apaixonada por pessoas, naturalmente otimista, dedicada a ajudar a tornar-se a sua versão mais saudável e confiante.

Sei quão difícil é mudar um hábito. 

Ainda mais difícil é quando existe uma máquina que faz girar o mundo a alimentar o hábito. 

Ainda mais difícil é quando somos acompanhados por um sistema de saúde cujas práticas e recomendações são as mesmas há dezenas de anos, completamente desajustadas às mudanças do nosso estilo de vida e aos novos estudos empíricos que aparecem todos os dias.

Estou aqui para lhe dizer que você não é o problema. E estou aqui para lhe dizer que é possível melhorar drasticamente a sua imagem, qualidade de vida e, consequentemente, a sua confiança através da mudança um hábito principal: hábito alimentar.

Inês Parro Sousa, Enfermeira Especialista em Diabetes
Inês Parro Sousa, Enfermeira Especialista em Diabetes
Inês Parro Sousa, Enfermeira Especialista em Diabetes

Como foi o meu percurso de Enfermeira a Especialista em Diabetes

Antes de ajudar pessoas a controlar a Diabetes. Antes de ajudar pessoas a perder peso. Antes de ajudar pessoas a criar hábitos alimentares sustentáveis. Era só mais uma Enf. que dizia “sim” ao sistema.

Sem confiança em mim e na minha capacidade de fazer a diferença, tive o meu primeiro trabalho em 2009 no Hospital da Estefânia em Lisboa passando depois para o Hospital de Santa Marta também em Lisboa.

Até que emigrei em 2013 para Londres, Inglaterra, e me comecei a aperceber no poder e papel importante que os enfermeiros têm no sistema de saúde do Reino Unido, NHS. 

Comecei por trabalhar no Royal Free Hospital mudando depois para St. John & St. Elizabeth Hospital.

Em 2015 concluí o curso de Educadora de Diabetes pelo The Michener Institute of Education at UHN em Toronto, Canadá.

Ainda em Londres, de 2016 a 2018, trabalhei nos Cuidados Integrados em Diabetes para o London North West Hospital.

Já em 2018 embarquei numa nova aventura na Holanda tendo o Holandês como linguagem obrigatória.

Trabalho atualmente como Enfermeira Especialista em Diabetes (e doenças Cardiovasculares) no International Health Center em Haia e no centro de saúde Westbroekerplas em Velserbroek.

Frequento também o curso de Nutrição na Mac-Nutrition UNI com conclusão prevista em 2023, onde serei Nutricionista certificada baseada na evidência científica.

“A diabetes tipo 2 é uma doença intimamente ligada à alimentação, um sinal do
seu corpo que lhe diz que está cansado de lidar tantos hidratos de carbono.”

Enf. Inês Parro Sousa

A minha paixão pelo cuidar em Diabetes começou a ganhar forma em 2009 no meu primeiro trabalho como enfermeira, no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, onde acompanhei crianças recém diagnosticadas com Diabetes tipo I.

Desde então venho a ganhar experiência nos mais diversos ambientes profissionais e com as mais diversas culturas.

Quando emigrei para Londres em 2013 abriu-se uma nova realidade onde o meu papel como enfermeira era valorizado. O NHS é um sistema de saúde onde não existe um buraco e um jogo hierárquico de médicos para enfermeiros. 

Um médico de família, generalista, tem obrigação de reencaminhar uma pessoa com Diabetes para a enfermeira especialista no assunto em questão. Este contato permanente com pessoas com Diabetes permitiu-me desenvolver a fundo a minha metodologia e estratégia para ajudar as pessoas com Diabetes a melhorarem o controlo sobre a mesma. A minha metodologia incide nos hábitos alimentares, a par com a medicação, e parte da minha estratégia é individualizar as recomendações porque cada pessoa é um caso e não há dois casos iguais.

Ainda em Londres tive oportunidade de fazer parte da comissão de elaboração de protocolos de Diabetes no Hospital St. Johns & St. Elizabeth. Esta constante atualização das indicações generalistas é importante para manter os cuidados de saúde a par da realidade e dos atuais estilos de vida.

Diabetes e excesso de peso, problemas do século XXI

A Diabetes e o excesso de peso estão altamente interligados. Nem todos os casos de Diabetes têm excesso de peso e nem todas as pessoas com excesso de peso têm Diabetes. Mas o que causa excesso de peso é também o que pode causar Diabetes. Todos os hábitos alimentares que levam a uma melhoria da Diabetes podem também ser usados para perda de peso.

A Diabetes é silenciosa, começa por causar cansaço, falta de energia e sede. As idas à casa de banho a meio da noite aumentam. As noites mal dormidas passam a ser a norma. Uma ida ao médico e a Diabetes é diagnosticada. 

Começa a medicação – Metformina – para melhorar a sensibilidade das células à insulina. O doente sente-se bem mas os resultados das análises não melhoram. Outras medicações são introduzidas. Eventualmente chega a insulina. Doses cada vez maiores. 

Começam os episódios de visão turva, formigueiro nos pés, dor nas articulações e fome constante. As recomendações do médico não têm qualquer impacto na melhoria da doença porque são recomendações do passado, desatualizadas. A probabilidade de problemas cardíacos aumentam, amputações, visão cada vez menor

A diabetes tipo 2 é uma doença intimamente ligada à alimentação, um sinal do seu corpo que lhe diz que está cansado de lidar tantos hidratos de carbono. É tudo sobre alimentação.

Conforme os casos iam chegando, fui prestando mais atenção aos hábitos alimentares culturalmente amplificados e o impacto silencioso que estes têm na vida das pessoas.

Tornou-se tudo tão óbvio que me custou a acreditar que as pessoas não vissem a total desinformação que lhes é apresentada todos os dias na TV, nos  jornais, nos supermercados e pelas próprias indicações fornecidas pelo sistema de saúde. A indústria alimentar tem todo o interesse numa população que se alimenta à base de alimentos viciantes com alto teor de hidratos de carbono e açúcar. Hábitos tão simples que podem ser facilmente alterados e que podem ter um impacto positivo tremendo na saúde pública.

A partir desse momento decidi que combater a Diabetes, excesso de peso, melhorar a vida das pessoas e a sua confiança através da alimentação era o meu novo objectivo maior.

“A minha metodologia incide nos hábitos alimentares, a par com a medicação, e parte da minha estratégia é individualizar as recomendações porque cada pessoa é um caso e não há dois casos iguais.”

Enf. Inês Parro Sousa

Nos anos seguintes fui aperfeiçoando a minha abordagem, trabalhando mais a vertente emocional do cliente e conhecendo melhor de onde vêm culturalmente. 

Um bom exemplo desta amplificação cultural provém da comunidade que servi em Londres quando trabalhei nos Cuidados Integrados em Diabetes no London North West Hospital. 

Comunidade composta maioritariamente por Indianos, cuja cultura gira muito à volta da comida, existe uma alta incidência de Diabetes causada pela enorme quantidade de hidratos de carbono presentes na cozinha Indiana.

Como deve perceber, não chega recomendar a estas pessoas que diminuam a ingestão de hidratos de carbono. É necessária uma sensibilidade que vai além do “se fizer isto então vai obter aquilo”. É necessário criar uma ligação mais emocional para que as pequenas mudanças sejam perduráveis.

Esta comunidade foi um marco na vasta experiência que trago até aos dias de hoje porque salientou a urgência de combatermos a Diabetes e o excesso de peso e quão desafiante isso pode ser devido à cultura e à desinformação que nos rodeia.

A Minha Promessa

Dedicação

Individualização. Trabalho imersivo em cada caso clínico que vai muito além das consultas.

Profissionalismo

Investigação. Atualização. Confiança nas minhas recomendações e nos resultados.

Empatia

Saber ouvir e respeitar os limites do cliente. Cada pessoa vive num contexto e esse contexto é importante quando se determinam planos de ação.

Em 2018 e na iminência de ter o meu primeiro filho, eu e o meu marido decidimos que Londres não seria a cidade ideal para continuar a viver como família e decidimos fazer as malas novamente tendo Amsterdão, Países Baixos, como destino.

Desta vez não se tratava de uma simples mudança. Nos Países Baixos apenas profissionais fluentes em Holandês podem trabalhar como enfermeiros mas nem isso me demoveu. Com a mesma garra e ambição de sempre, aprendi a falar Holandês e voltei à prática em menos de nada.

Primeiro, no International Health Center em Haia como Enfermeira Especialista em Diabetes (e doenças Cardiovasculares) ajudando os meus clientes com consultas independentes e totalmente individualizadas. E em paralelo no centro de saúde Westbroekerplas em Velserbroek também como Enfermeira Especialista em Diabetes.

Sendo o pão, e consequentemente os hidratos de carbono, um dos principais alimentos da cultura Holandesa, existe uma grande necessidade e procura por serviços de saúde relacionados com o peso e a Diabetes.

Depois de adquirir toda esta experiência e obter excelentes resultados com os meus clientes, decidi começar a dar aconselhamento por conta própria e daí nasceu este site e a minha conta de Instagram @daybetes.

Procuro continuar a aplicar os meus conhecimentos com ainda mais afinco. Quero ajudar quem quer ser ajudado.

É possível perder peso sem dietas altamente restritivas e que acabam por ser abandonadas. É possível ganhar controlo sobre a Diabetes. Em alguns casos é possível reduzir a medicação. Noutros casos é possível entrar em total remissão e suspender a medicação port completo. O importante é saber que existe sempre uma constante: dedicação! E irá obter resultados positivos – isso é o que eu lhe posso garantir.

OS MEUS CLIENTES OBTÊM RESULTADOS

Quer ser a próxima história de sucesso?

Scroll to Top